Você está lendo

Instituto Sinai Araguaína inova com duas cirurgias endoscópicas de coluna

  • Home
  • Notícias
  • Instituto Sinai Araguaína inova com duas cirurgias endoscópicas de coluna
Instituto Sinai Araguaína inova com cirurgia endoscópica de coluna 01

Procedimentos foram feitos pela primeira vez no Instituto Sinai de Araguaína


A cirurgia endoscópica de coluna é uma técnica para tratamento de hérnia de disco, patologia que causa dores intensas e compromete a mobilidade dos pacientes. O Instituto Sinai de Araguaína faz história no Tocantins realizando as primeiras cirurgias endoscópicas de coluna. O médico responsável pelos procedimentos foi o ortopedista e traumatologista Danilo Mourão Ribeiro.

Segundo o especialista, os pacientes receberam alta no dia seguinte à cirurgia, caminhando e sem dor, o que é visto pela medicina como transformador, pois nas cirurgias convencionais de coluna o período de internação é de 3 a 7 dias, sendo que o paciente só retorna às suas atividades normais após 4 ou 5 meses.

“A cirurgia endoscópica consiste em descompressão do canal e dos nervos espinhais utilizando uma câmera de vídeo acoplada a uma cânula com instrumentos para retirar a hérnia de disco praticamente sem cortes, o que permite uma rápida recuperação”, explicou Danilo Mourão Ribeiro.


Estatística

As estatísticas sobre os problemas de coluna entre a população brasileira são alarmantes. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), um em cada cinco adultos possuem problema crônico de coluna, e de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), oito em cada dez pessoas no mundo tiveram ou terão dor nesta região do corpo.

O médico Danilo Mourão Ribeiro alerta que “se não for tratado de forma correta, o sintoma pode evoluir para um quadro mais grave e um deles é a hérnia de disco, por isso, é importante procurar um especialista em caso de dor constante, seja na região lombar ou cervical, para que o problema seja detectado de forma precoce e o tratamento seja eficaz”, destacou.


Instituto Sinai de Araguaína

O Instituto que nasceu em Araguaína, com unidades também em Palmas (TO) e Redenção (PA), inaugurando sua primeira unidade no ano de 2016, presta os serviços de pronto atendimento de emergência e urgência, diagnóstico por imagem (raio-x, ultrassonografia, tomografia e ressonância magnética nuclear), e oferece diversas especialidades, entre elas, clínico geral e ortopedia. Para pacientes internados, uma equipe multidisciplinar com os serviços de  fisioterapia, nutrição, assistência social e psicologia.

Além disso, estão à disposição dos pacientes: laboratório próprio de análise clínicas, centro cirúrgico, UTI adulto e internação com acomodações em apartamentos e enfermaria.